Metrô SP

Secretário de Transportes diz que tarifa congelada do Metrô pode afetar qualidade

metro2O Governo do Estado de São Paulo não confirma o aumento das passagens de Trem e de Metrô para 2014. De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo , Jurandir Fernandes, a Companhia do Metrô vai fazer um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para cortar custos e tentar  bancar a tarifa a R$ 3.

O secretário diz que podem ser antecipadas algumas aposentadorias. “Dentro do Metrô, nós vamos fazer um plano de PDV. Estamos analisando a possibilidade de incentivar ou motivar algumas pessoas que queiram sair, a possibilidade de antecipar algumas aposentarias. Nada que possa afetar a operação, mais o pessoal ligado à área administrativa”, afirmou

Segundo ainda Jurandir, não está previsto um aumento da carga tributária para compensar o congelamento da tarifa, mas que considera este fator “preocupante” e que pode afetar a qualidade do sistema.

O Secretário diz também que não haverá cortes nos investimentos  de novas linhas e que a intenção é conseguir ainda ampliar o nível de recursos investidos com o capital privado, por meio das Parcerias Público Privadas (PPP), como a da linha 6-Laranja, em fase de licitação.

As afirmações foram dadas pelo secretário no Fórum Mobilidade Urbana, que acontece nesta segunda e terça-feira (8) na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus