Greve SPTrans

Prefeitura descredencia viação Itaquera Brasil, que operava na zona leste de SP

1034827A Viação Itaquera Brasil, antiga Novo Horizonte, do Consórcio Leste 4, está fora dos sistema paulistano de ônibus. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), descredenciou nesta sexta-feira (11) a empresa depois da nova paralisação. A viação prestava serviços em 24 linhas com 288 ônibus.

A antigo Novo Horizonte acumulou altas multas, atrasos nos salários e foi até alvo de ação civil pública. A empresa deve ser substituída momentaneamente por várias outras até que uma companhia assuma os serviços de maneira fixa. Mas, o clima deve esquentar já que os funcionários da Itaquera Brasil prometem impedir a circulação de outros ônibus.

Segundo informou o SPTV, da Rede Globo, o representante da empresa Gérson Adolfo, afirma que a Itaquera/Brasil operava no vermelho desde março de 2012 e que pediu um reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, mas não foi atendida pela SPTrans. Adolfo afirmou que a empresa perder passageiros após a Prefeitura restringir caminhões na Marginal Tietê e eles lotaram a Avenida Jacu-Pêssego, diminuindo a velocidade dos ônibus. Segundo ele, o número de passageiros diários caiu de 480 mil para 420 mil.

A Viação Itaquera Brasil foi é considerada pela SPTrans a pior empresa da Capital Paulista.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus