Os testes com os primeiros monotrilhos da Linha 17-Ouro devem começar a partir de Abril do ano que vem, quando a primeira parte da via elevada ficar pronta. Também vai ficar para 2014 a construção das estações. Quem diz isto é o presidente do Metrô de São Paulo, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, que fará uma visita na fábrica da MPE, no Distrito Industrial de Palmares, em Paciência, às margens da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro.
Veja também: Metrô recebe primeiro carro do Monotrilho nesta quinta (26)
A empresa, juntamente com a Malai Scomi, será responsável pela fabricação dos 24 trens, que serão de alumínio. O primeiro carro protótipo virá da Malásia e todos os demais serão produzidos no Rio. Os primeiros carros fabricados no Brasil devem ficar prontos ainda em 2013. Cada trem de monotrilho é composto por três carros e cada carro tem capacidade para transportar cerca de 150 pessoas.
A Linha 17-Ouro está orçada em quase R$ 5 bilhões . Quando estiver pronto, o ramal deverá transportar cerca de 500 mil passageiros por dia. Em sua primeira fase, a linha ligará o aeroporto de Congonhas a estação Morumbi da CPTM. Posteriormente será levado até a estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 do Metrô, e depois na outra ponta, até a estação Jabaquara, passando por 18 estações em um pouco mais de 17 km de extensão.