Nas faz sentido separar uma via para ônibus em entupi-la de coletivos. Mesmo assim, visitando o corredor da Rebouças/Consolação é possível ver a cena, onde centenas de veículos formam filas intermináveis. Assim, como o transporte sobre trilhos, os ônibus que trafegam por via exclusiva precisam ter regularidade, então não é errado ter a faixa do ônibus vazia em algum momento, afinal não é toda vez que se olha para os trilhos, que se vê um trem.
Levando e conta este conceito, usado em muitos sistemas de transportes que deram certo no mundo, projeto da SPTrans prevê diminuir o número de linhas do corredor Pirituba-Lapa, de 35 para 10, uma redução de 71%. Haverá menos linhas, mas as linhas que permanecerem terão maior frequência e regularidade.
Mas, para colocar o plano em prática, a prefeitura precisa primeiro realizar a licitação dos transportes. A mudança deverá estar contida no edital, previsto para o ano que vem e que deve trazer uma reorganização da rede atual. Com os 14 novos terminais que a cidade terá até 2016, segundo previsão da Prefeitura de São Paulo, haverá então uma ampliação dessa reorganização de linhas a partir daquele ano.
Resumindo, os passageiros usarão linhas locais até chegar a estrutural, quando teriam de trocar de ônibus. Já nos corredores, o usuário não vão precisar aguardar até chegar o ônibus da linha específica que deseja pegar, como faz hoje. Poucas linhas farão o trecho do corredor inteiro.
Entretanto, mudanças geralmente causam desconforto tanto para o empresário, quanto para a parte mais frágil do sistema: o passageiro. Segundo a diretora de planejamento da SPTrans, Ana Odila de Paiva Souza, estão sendo mexidas em 25 linhas: “Isso significa mexer com a população dessas linhas e com os operadores, porque eu vou mexer com a remuneração. Então tem uma resistência muito grande” diz a diretora de planejamento. Ana Odila conta que haverão negociações com os empresários para estabelecer as mudanças.
Citando o exemplo de Bogotá, a diretora de planejamento lembra que o número reduzido de linhas circulando em corredores já é usado em cidades com sistemas de transporte mais consolidados no mundo. No caso da capital Colombiana, os corredores chegam a ter quatro ou cinco linhas.
Com as informações de G1