Mobilidade Urbana

No Mundo da Mobilidade: Trólebus Suíço e o sistema de calefação interna

O Via Trolebus inicia hoje a série “No Mundo da Mobilidade”, onde serão abordadas os sistemas de transportes das principais cidades do planeta.

suiça2

Nós começamos hoje com o sistema de trólebus de Lucerna na Suíça. Nosso companheiro do blog, Ricardo Milani esteve no país e nos trouxe algumas informações, além das imagens. Ele diz que existem trólebus padron, articulado e bi-articulado rodando em varias linhas de trólebus de alta frequência. A grande curiosidade é os trólebus padron com o carrinho que segue acoplado atrás, sendo que possui tração própria e as rodas viram para facilitar o movimento da carroceria. Nos trólebus que andou existe sistema de calefação interna para deixar o ambiente mais confortável no rigoroso inverno dos Alpes.

suiça1

Outro detalhe curioso é que a passagem é cobrada por setores da cidades, e comprando individualmente por sair caro, o melhor é usar o cartão swiss pass, para uso continuo de sistemas de transportes pela Suíça inteira.

suiça3

E a rede aérea impecável como sempre na Europa com sistema de chaves e divisores de linhas permitem a passagem do trólebus em alta velocidade. O país possui 14 sistema de trólebus.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus