O Via Trolebus inicia hoje a série “No Mundo da Mobilidade”, onde serão abordadas os sistemas de transportes das principais cidades do planeta.
Nós começamos hoje com o sistema de trólebus de Lucerna na Suíça. Nosso companheiro do blog, Ricardo Milani esteve no país e nos trouxe algumas informações, além das imagens. Ele diz que existem trólebus padron, articulado e bi-articulado rodando em varias linhas de trólebus de alta frequência. A grande curiosidade é os trólebus padron com o carrinho que segue acoplado atrás, sendo que possui tração própria e as rodas viram para facilitar o movimento da carroceria. Nos trólebus que andou existe sistema de calefação interna para deixar o ambiente mais confortável no rigoroso inverno dos Alpes.
Outro detalhe curioso é que a passagem é cobrada por setores da cidades, e comprando individualmente por sair caro, o melhor é usar o cartão swiss pass, para uso continuo de sistemas de transportes pela Suíça inteira.
E a rede aérea impecável como sempre na Europa com sistema de chaves e divisores de linhas permitem a passagem do trólebus em alta velocidade. O país possui 14 sistema de trólebus.