A Companhia do Metropolitano de São Paulo possui um serviço chamado “Direto do Metrô” que usa a tecnologia de envio de SMS para os celulares que se cadastraram através do site. Este envio deveria ser em tempo real e comunicar os usuários do Metrô da realidade das linhas naquele momento. Infelizmente, o serviço deixa muito a desejar, pois a falha ocorrida no dia 09/09 às 07:50h na estação Carandiru. A falha consistiu em um trem que apresentou avarias e precisou ser recolhido ao pátio de manutenção.
Recebemos o SMS somente às 8h10 conforme imagem abaixo.
Através do Twitter, foi publicado nos perfiis @SardinhaExpress e @UsuariosMetroSP o alerta da demora do recebimento do SMS do serviço prestado pelo Metrô. (vide imagem).
A Companhia do Metropolitano em resposta ao alerta, atribuiu a demora do envio do SMS ao serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel. É sabido que no Brasil o serviço de telefonia móvel é de qualidade insatisfatória. E tal qualidade também começa a atrapalhar outros serviços, como o “Direto do Metrô”, já que este serviço prestado vem auxiliar aos usuários na sua utilização das linhas 1, 2, 3 e 5. E em alguns momentos, permite que o usuário evite determinado trecho e utilize outras opções de transporte para a chegada em seus compromissos diários sem atrasos ocasionados pelas falhas constantes.