Metrô SP

Governo pode entregar estações da Linha 6-Laranja do Metrô antes de 2020

size_590_metro-linha-amarela-trensConforme noticiado aqui no Via Trolebus, o governo vai tentar mais uma vez emplacar a PPP da Linha 6-laranja, ramal metroviário que vai ligar em sua primeira fase o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, até a estação São Joaquim, da Linha 1-Azul.

Houve alterações para tentar atrair a iniciativa privada para o negócio, uma PPP (Parceria Público Privada) de R$ 9,4 bilhões. A notícia vem em um momento em que surgem informações de empresas fornecedoras do sistema sobre trilhos, combinam preço em licitações. Da primeira vez em que o governo tentou lançar a PPP, não houve interessados.

Outra novidade é a uma alteração nos valores que serão repassados, no entanto não há detalhes da mudança. O edital deve incorporar a desoneração do PIS Cofins nas receitas que a vencedora terá com a linha.

Sobre o inicio das operações, o paulistano não vai poder usar a linha antes de 2020, a não ser que a empresa entregue estações que façam conexão com outras do sistema metroferroviário: “A empresa tem a obrigação de começar a operar em seis anos, mas se ela quiser operar em menos é possível, desde que chegue a uma estação que tenha integração”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Se tudo ocorrer conforme o previsto, a linha 6-Laranja tem suas obras iniciadas no ano que vem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus