Nesta quinta-feira (19) o governo estadual vai lançar um serviço de linhas de ônibus noturnas. Tratam-se de linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), na região metropolitana de São Paulo.
De acordo com o governo, o serviço vai ampliar “o acesso da população ao transporte público”, chamado de “Corujão”. Na grande São Paulo circulam 570 linhas gerenciadas pela EMTU.
Já a partir desta sexta-feira (20), será implantado o atendimento 24 horas às sextas-feiras e aos sábados na região Oeste da capital paulista, onde se concentra o maior número de bares, restaurantes e casas noturnas da cidade. As linhas vão atender aos bairros de Vila Madalena e Pinheiros, além da região da Av. Dr. Arnaldo, onde fica, por exemplo, o Hospital das Clínicas.
As linhas são: Itapecerica da Serra (Parque Paraíso) – São Paulo (Pinheiros); Embu das Artes (Jardim São Marcos) – São Paulo (Pinheiros); Osasco (Munhoz Júnior) – São Paulo (Metrô Vila Madalena); Carapicuíba (Cohab V) – São Paulo (Pinheiros); e Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) – São Paulo (Pinheiros).
A partir de 27 de setembro, o horário de operação de 14 linhas intermunicipais será ampliado para atender aos usuários das últimas viagens do Metrô, garantindo a continuidade da viagem a 18 municípios vizinhos à capital. A EMTU/SP está ajustando horários e algumas linhas só realizarão a última partida depois que o último trem do metrô chegar às estações incluídas no novo serviço. Demorou para isto ser ajustado, não?
Paralelamente, a prefeitura de São Paulo também pretende lançar seu plano para melhorar o transporte nas madrugada. A prefeitura quer ampliar de 98 para 140 o número de linhas noturnas na cidade, com intervalos reduzidos e trajetos seguindo o traçado do metrô.