Os trens do sistema de Monotrilho que estão sendo construído para operar entre a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes, terão reforço em seus vidros. Segundo informações da Revista Ferroviária, os vidros laminados e temperados serão de alta resistência, nas 54 composições que circularão na futura Linha 15-Prata.
Foram feitos uma série de testes para verificar a resistência do produto. Paulo Roston, gerente industrial da empresa que fornecerá os vidros, explicou a revista que as peças foram submetidas a testes com um canhão de impacto que pode lançar projeteis a até 1000 km/h, a velocidade mais alta é realizada em testes do setor aeronáutico, onde a resistência dos vidros deve ser muito maior . “No caso de testes para o setor ferroviário, é utilizado um projétil de alumínio de 1 kg, lançado a uma velocidade de aproximadamente 250 km/h, o que seria, mais ou menos, a velocidade média do trem mais 160 km/h. Seria como um impacto de uma pessoa atirando um tijolo contra o para-brisa”, explica Roston.
Durante o teste, é verificado se o projétil atravessou ou se partículas do vidro foram jogadas para dentro das composições, o que poderia causar algum ferimento no operador do trem ou nos usuários.
O Governo espera entregar o primeiro trecho da Linha 15, entre Vila Prudente e Oratório, no primeiro semestre do ano que vem.