As faixas exclusivas de ônibus na capital paulista já renderam aumento na velocidade dos coletivos, de acordo com dados da própria prefeitura de São Paulo. “Não existe guerra entre o transporte público e o transporte individual, o que existe é prioridade. A prioridade é o transporte coletivo, se der para conciliar, vamos conciliar. Se não der, vamos priorizar a maioria”, disse Tatto na última sexta-feira, quando aconteceu a primeira reunião do CMTT (Conselho Municipal de Transporte e Trânsito), na biblioteca Mário de Andrade, região central da cidade.
Tatto disse na ocasião que a velocidade dos ônibus nos 90 km de faixas exclusivas implantadas neste ano na cidade de São Paulo aumentou 30%. No primeiro trecho do corredor norte-sul, houve um aumento na velocidade de 13 km/h para 25 km/h.
Nesta faixa circulam 24 linhas de ônibus municipais no sentido centro, que transportam 235.375 passageiros por dia, e 22 linhas no sentido oposto, bairro, que levam 234.985 passageiros. No próximo dia 12 a CET vai estende-la, seguindo pelas avenidas Washington Luís, Interlagos e Teotônio Vilela, desde a altura da avenida Roberto Marinho até a avenida Atlântica.