CPTM Metrô SP

MPL e Sindicato dos Metroviários fazem protesto nesta quarta-feira (13)

ato14site2Nesta quarta-feira (14) as 15h00 no Vale do Anhangabaú,  o Movimento Passe Livre juntamente com o Sindicato dos Metroviários de São Paulo devem fazer uma manifestação intitulada “chega de sufoco”, onde é reivindicado melhores condições de transportes. Segundo a página do movimento, denúncias de superfaturamento de contratos, formação de cartel e desvio de verbas que atingiram o metrô e a CPTM,m ais de 570 milhões de reais, de dinheiro público, que deveria ser investido no transporte público, serviram mais uma vez aos interesses dos empresários e políticos.

O Grupo acusa do governo de ignorar a segurança e as necessidades dos trabalhadores e usuários “Todos os dias, sofremos com acidentes, panes nas linhas, plataformas lotadas. Nosso sufoco cotidiano beneficia os de cima, que só usam o transporte coletivo para lucrar. Seus lucros seguem nos trilhos, nossos trens não.”

O Movimento Passe Livre foi o percursor de todas as manifestações que tomaram conta do país, onde em São Paulo se brigou por uma redução na tarifa de ônibus, que de fato abaixou de R$ 3,20 para R$ 3,00: “Os interesses privados não podem controlar o transporte público. Somos nós, que todos os dias andamos e trabalhamos sobre esses trilhos, que vamos construir um outro transporte”.

Além disto, o movimento reivindica:

-Abaixo a corrupção, abertura da caixa preta dos transportes no estado e no município. Prisão dos corruptos e corruptores, expropriação dos bens e devolução do dinheiro para o tansporte público. Pela paralização imedita da licitação da linha 6!
-Fim das privatizações (direta, concessões e PPP’s) , estatização do Metrô, trens e ônibus,
-Passe livre,
-Redução da tarifa rumo a tarifa zero,
-Fim das terceirizações. Manutenção e operação 100% estatal,
-Contratações de mais funcionários para ampliação do horário de funcionamento, metrô 24h nos domingos e feriados,
-Pelo retorno da integração nos terminais e pela integração plena com EMTU,
-Gestão do transporte pelos trabalhadores e usuários, sem empresários!

Evento no Facebook

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus