Trecho da L2-Verde com CBTC, entre Sacomã e Vila Prudente - Imagem de Wesley Souza
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Metrô fecha estações da Linha 2-Verde para implantação do novo sistema de controle de trens

Baliza do CBTC
Baliza do CBTC

O Metrô de São Paulo vai fechar parte da estações da Linha 2-Verde neste domingo (11) para a implantação do CBTC, sistema de controle de trens. As estações V. Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro estarão inoperantes comercialmente entre as 4h40 e as 10 da manhã.

O sistema CBTC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação), trata-se de uma tecnologia que permite que a distância entre os trens seja reduzida sem comprometer a segurança. A distância mínima, hoje de 150 metros, cairá para 20 metros. O Governo contratou a empresa Alstom em 2008, por R$ 750 milhões.

No entanto, houve atrasos para implantação da tecnologia, e o prazo foi postergado várias vezes. O Ex-presidente da companhia, Peter Walker chegou a classificar o sistema como “um problema”.

A nova promessa é na Linha 2 para este ano e linhas 1 e 3 para 2014. O Metrô afirma que São Paulo é a primeira cidade da América do Sul a implantar o sistema CBTC e, por isso, os testes realizados na Linha 2-Verde são complexos e programados por trechos para minimizar o impacto aos usuários.

“Estão sendo desenvolvidos softwares específicos que proporcionarão menor intervalo entre os trens, maior conforto aos usuários e segurança do sistema”, disse a companhia. Segundo o Metrô, a cada teste do software, os técnicos analisam os resultados obtidos e, caso seja necessário algum ajuste, uma nova versão do programa pode ser elaborada.

Trecho da L2-Verde com CBTC, entre Sacomã e Vila Prudente - Imagem de Wesley Souza
Trecho da L2-Verde com CBTC, entre Sacomã e Vila Prudente – Imagem de Wesley Souza

“Por conta dessa complexidade, pode ocorrer a necessidade de um teste complementar. O Metrô já concluiu a instalação entre as estações Vila Prudente e Sacomã.” Para garantir a segurança dos usuários, segundo a companhia, o Metrô só vai liberar o sistema para operação após a conclusão de todos os testes.

A linha 4-Amarela já opera com o sistema CBTC, fornecido pela Siemens. Será implantando também nas Linhas 8, 10 e 11 da CPTM.

No mapa as Linhas que operam com CBTC em sublinhado (Com exceção da Linha 4-Amarela de SP) e os ramais onde a tecnologia esta sendo implantada (sem sublinhamento)
No mapa as Linhas que operam com CBTC em sublinhado (Com exceção da Linha 4-Amarela de SP) e os ramais onde a tecnologia esta sendo implantada (sem sublinhamento)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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