Imagem de William Molina
Metrô SP

Metrô de São Paulo já foi considerado projeto ultrapassado e desnecessário

Imagem de William Molina
Imagem de William Molina

Você já parou para pensar a cidade de São Paulo sem o metrô?

Isso mesmo sem metrô, provavelmente não, porém nas décadas de 1930 e 1960 diante de debates a respeito do desenvolvimento da cidade de São Paulo, o engenheiro Prestes Maia e o prefeito na época Luís Inácio de Anhaia Melo tiveram posições divergentes em relação ao Metropolitano. Anhaia Melo defendia a necessidade de “frear” o crescimento urbano do município estabelecendo uma estrutura que aproximasse o trabalho da moradia, porém Prestes Maia entendia que não havia como “frear” este crescimento e que era preciso investir no projeto do Metropolitano.

Hoje observando a malha metropolitana do metrô transportando diariamente milhões de pessoas de Norte a Sul e de Leste a Oeste, poderíamos afirmar que morar, trabalhar e residir na cidade sem o metrô ficaria impraticável, algo que hoje também se revela em analise diante do crescimento exponencial da população atraída por emprego vindas de outras regiões e até países.

O metrô de São Paulo possui 74,2 km e transporta cerca de 4,1 milhões de pessoas por dia, possuindo quatro linhas e uma PPP a linha 4-amarela.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus