Uma reportagem do G1 constatou o que nós, que usamos trens da CPTM, já sabíamos. Os funcionários da empresa, para conseguir fazer com que o trens continuem a viagem e fechem as portas, empurram passageiros para dentro do vagão. E o mais irônico é o colete que eles usam: “Embarque com segurança”.
O G1 contatou a CPTM sobre o ocorrido. A CPTM informou que os funcionários não são orientados a empurrar os passageiros e que eles receberão uma nova indicação de como proceder. O flagrante feito pela equipe de reportagem do G1 aconteceu na estação Berrini, da Linha 9-Esmeralda, em uma composição que seguia no sentido Grajaú, por volta das 18h, um dos horários de maior movimento da linha.
A CPTM disse, em nota, que “os agentes operacionais atuam na orientação dos usuários durante a entrada e saída do trem, visando à sua segurança, além de verificarem se não há impedimentos para o fechamento automático das portas, para que não haja atraso. Não existe orientação da empresa no sentido de empurrar os usuários”.
A empresa afirmou ainda que irá reforçar a orientação sobre os procedimentos das operações nas plataformas a todos os agentes.
Para assistir a matéria completa, acesse o link: http://g1.globo.com/sao-paulo/