Não é raro ver pessoas reclamando sobre a tal indústria de multas em São Paulo. Entretanto, muitas vezes o motorista não assume que cometeu a infração, e que algumas delas acabam por prejudicar a vida de muitas pessoas.
O Portal G1 em apenas uma hora flagrou 130 carros e sete motos desrespeitando a faixa exclusiva para ônibus nesta segunda-feira (26) na Avenida 23 de Maio, na altura da Rua Cubatão, sentido aeroporto. No mesmo dia a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a multar os motoristas que desrespeitam a faixa de ônibus que começa na região da Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte, e vai até a Avenida do Jangadeiro, na Zona Sul. A fiscalização será feita por cerca de 24 agentes, sendo 12 em cada sentido. A São Paulo Transporte (SPTrans), empresa que gerencia o transporte público da cidade, também irá destacar fiscais para esta operação.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Um único motorista que invade a pista do ônibus pode prejudicar a locomoção de uma centena de pessoas, transportadas por um ônibus articulado, por exemplo.
No pico da manhã e da tarde, o aumento da velocidade dos coletivos chegou a 84%, de 15,85 km/h para 29,16 km/h no sentido Centro. E de 15,21 km/h para 19,35 km/h, no sentido bairro (ganho de 27%).