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CPTM promete nova sinalização que controla os trens até 2014

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As novas sinalizações que estão sendo instaladas, e controlam a mobilidade dos trens em ramais da CPTM nas linhas 7, 9 e 12 devem estar em pleno funcionamento até o primeiro semestre de 2014. Com esta tecnologia somada a compra de novos trens, e a construção do ferroanel, a CPTM poderá reduzir o intervalo entre as composições. Entretanto, a empresa só conseguirá de fato baixar o intervalo daqui a dois anos, já que a chegada do primeiro trem do lote de 65 recém comprado, está previsto para 2015,

De acordo com a companhia, “os projetos dos sistemas ATC das linhas 7 e 12 estão em fase de conclusão, mas deverão sofrer alterações em razão de modificações geométricas nas respectivas vias permanentes. A implantação propriamente dita depende da finalização dos trabalhos dessas modificações”. Já na Linha 9 o início da operação ATC/ATO se dará no 2º semestre de 2013.

Em 2007, a empresa fechou financiamento do Bird para implantar o ATC nas linhas no valor à época de R$ 200 milhões, ganho por o consórcio formado por Efacec e Union Switch. Nessas linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a linha 9 tem este intervalo nos trecho entre Pinheiros e Jurubatuba no horário de pico.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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