Imagem Márcio Pinho/G1
Monotrilho

Av. Ragueb Choffi pode ter trecho fechado só para a linha 15

As obras do monotrilho da linha 15-prata avançam em ritmo acelerado a Cidade Tiradentes. Cortando avenidas como Luis de Anhaia Melo e Sapopemba, as obras já estão na avenida Ragueb Choffi.

Segundo reportagem feita pelo G1 mostra que no trecho entre a Avenida Aricanduva e a Jacu-Pêssego, a Rageb Chohfi tem um pequeno canteiro com menos de meio metro de largura, onde não caberiam os pilares. Há partes sem canteiro algum, com apenas blocos amarelos, conhecidos como tartarugas, dividindo as pistas.

Imagem Márcio Pinho/G1
Imagem Márcio Pinho/G1

Segundo a Prefeitura, o governo do Estado constatou que as desapropriações necessárias para alargar a via e instalar o monotrilho demorariam pelo menos um ano a mais do que o previsto. Assim, pediu para iniciar as obras imediatamente. O governo do estado previu finalizar a obra do monotrilho até Cidade Tiradentes em 2016.

Três das quatro faixas de rolamento devem ser fechadas caso as obras realmente comecem agora, antes das desapropriações, segundo a Prefeitura. O trânsito seria desviado para as ruas do entorno, que são estreitas e que teriam que passar por adaptações para suportar o peso de ônibus e caminhões e o grande fluxo de veículos.

O governo municipal não tem a mesma pressa do governo do Estado e quer a construção do monotrilho aconteça de forma simultânea às desapropriações que devem ser feitas conjuntamente pela Prefeitura. Isso porque o governo municipal vai construir um corredor de ônibus no local, a Perimetral Itaim.

O prefeito Fernando Haddad visitou o local e sugeriu ao governador Geraldo Alckmin manter o plano inicial de desapropriação conjunta sem a necessidade do desvio. “É um nó que nós vamos ter que desatar juntos”, afirmou Haddad no início de agosto.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus