Imagem: Rogério Bomfim
Trólebus

50 anos de trólebus em Santos e mau uso da técnologia limpa no transporte

Imagem: Rogério Bomfim
Imagem: Rogério Bomfim

Com apenas 6 veículos em operação, o sistema trólebus da cidade de Santos completa nesta segunda-feira (12) 50 anos de operação. Em 1963 o sistema é inaugurado com uma frota de 50 trólebus Fiat Alfa-Romeo Marelli Pistoiese, importados da Itália, com capacidade para 95 passageiros, sendo 52 sentados e 43 em pé.

A linha 5, foi o ramal inaugural, com o seguinte itinerário: Ida: Rua Martim Afonso, Rua João Pessoa, Rua da Constituição, Praça Padre Champagnat, Rua Carvalho de Mendonça, Av. Washington Luiz, Rua Embaixador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Almirante Cochrane, Praça Visconde de Itaboraí. Volta: Av. Almirante Cochrane, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Rua Embaixadornota 1 Pedro de Toledo, Av. Washington Luiz, Rua Almeida de Moraes, Rua da Constituição, Rua Bittencourt, Rua Martim Afonso, esquina com Amador Bueno.

Do ano da sua inauguração até 1971, o sistema trólebus operou junto com os bondes, quando o segundo modal foi extinto. No inicio da década de 70, o sistema começa o seu primeiro declínio, sendo que grande parte dos trólebus saíram de operação por mau estado de conservação. Já em 1979, o modal ganha novo fôlego com um programa de revitalização do sistema, com a reforma de 25 trólebus FIAT existentes. Durante pouco mais de três anos aos poucos os trólebus foram sendo entregues reformados. Nesta mesma época também foram adquiridos veículos novos, da empresa Marcopolo, no total de 7 unidades, mais um protótipo. Em 1987, 6 novos trólebus foram adquiridos, da empresa Mafersa.

No início da década de 90, um novo declínio, onde a C.S.T.C. começava a atravessar grave crise, culminando com a falta de manutenção dos trólebus FIAT, e aos poucos a frota foi se sucateando. Os trólebus deixaram a linha 4 em 1996 quando houve um leilão dos trólebus restantes FIAT e quase todos os trólebus Marcopolo. A frota de trólebus reduziu-se em apenas 6 trólebus Mafersa e 1 trólebus Marcopolo, e a única linha mantida foi a linha 20.

Hoje, o sistema resume-se nestes 6 veículos, rodando apenas na Linha 20 junto com ônibus a diesel.

A falta de investimento neste modal vai na contramão de outras cidades do planeta que estão aumentando o uso do trólebus como solução para um transporte sustentável, somado a novas tecnologias que minimizam os problemas bem conhecidos dos sistemas brasileiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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