SPTrans

Prefeitura de São Paulo quer linhas semi-expressas na ligação norte-sul

O Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto afirmou que a ligação Norte-Sul, onde foi implantada uma faixa exclusiva de ônibus nesta segunda-feira (30), pode ganhar linhas de ônibus semi-expressas. Segundo Tatto, as linhas que saem destes dois extremos da cidade, e passam pelos corredores da Avenida Nove de Julho e Avenida Ibirapuera, estão sobre carregados.

O secretário conta que parte destas linhas poderá ser transferidas para a Avenida 23 de maio, onde futuramente esta previsto a construção de um corredor de ônibus, do estilo BRT, com áreas para ultrapassagem dos veículos e pagamento da tarifa de ônibus na própria parada, dando agilidade ao coletivo. A obra deste corredor então em fase de projeto.

23-de-maio2

Sobre as ligações semi-expressas, tratam-se de linhas que param apenas em alguns pontos de maior movimento, e possuem o carregamento do tipo “pendular”, ou seja, carregam um grande número de passageiros na manhã da periferia para o centro e à noite na direção oposta, apenas nos horários de pico.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a meta da prefeitura é implantar 220 km de faixas exclusivas na cidade até o final deste ano e 150 km de corredores de ônibus até o final da gestão de Fernando Haddad (PT).

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus