O Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto afirmou que a ligação Norte-Sul, onde foi implantada uma faixa exclusiva de ônibus nesta segunda-feira (30), pode ganhar linhas de ônibus semi-expressas. Segundo Tatto, as linhas que saem destes dois extremos da cidade, e passam pelos corredores da Avenida Nove de Julho e Avenida Ibirapuera, estão sobre carregados.
O secretário conta que parte destas linhas poderá ser transferidas para a Avenida 23 de maio, onde futuramente esta previsto a construção de um corredor de ônibus, do estilo BRT, com áreas para ultrapassagem dos veículos e pagamento da tarifa de ônibus na própria parada, dando agilidade ao coletivo. A obra deste corredor então em fase de projeto.
Sobre as ligações semi-expressas, tratam-se de linhas que param apenas em alguns pontos de maior movimento, e possuem o carregamento do tipo “pendular”, ou seja, carregam um grande número de passageiros na manhã da periferia para o centro e à noite na direção oposta, apenas nos horários de pico.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a meta da prefeitura é implantar 220 km de faixas exclusivas na cidade até o final deste ano e 150 km de corredores de ônibus até o final da gestão de Fernando Haddad (PT).