CPTM Metrô SP Tecnologia

Por que evitar se apoiar nas portas do metrô?

Pode parecer simples, alias esse é o objetivo, mas as portas de um trem não são tão simples e nem tão parecidas com as do ônibus, ou de um elevador. O equipamento possui tal importância para a circulação, que se uma delas estiver poucos milímetros aberta, a composição não parte da plataforma!. Isso se da a diversos acidentes que ocorreram no passado que provocaram até óbitos.

O ato de correr e segurar a porta foi alguns desses motivos. Alguns anos atras, um usuário morreu depois que seu tornozelo ficou preso na base da porta e seu corpo do lado de fora, não se sabe se ele tentava sair ou entrar do trem.

Mas por que a porta prendeu o pé desse usuário?

Para responder, vamos conhecer o funcionamento das portas mais antigas, mas ainda usadas no sistema metropolitano de transporte sobre trilhos. Com o uso de trens metropolitanos (suburbanos, metrôs, média e pequenas distancias) com diversas portas por carro, mas comum 04 de cada lado. Os trens foram adquirindo sistemas automáticos, acionadas apenas por um botão.

A principio os trens possuíam o sistema de automatização via ar comprimido, ou seja, a pneumática prevaleciam nesses trens, assim como nos ônibus. As portas possuíam um pistão que eram comandados por uma válvula eletromagnética por carro. Quando o maquinista aciona o botão de fechamento de portas na cabine, a válvula é acionada e permite a passagem de ar para o sentido de fechamento do maquinário. O embolo do pistão empurra uma das folhas de portas (são constituídas de 02 folhas, uma a esquerda e outra a direita). Assim a porta era fechada.

Opa! Mas você deve estar se perguntando, o pistão fechou uma das folhas, e a outra?

Aí que entra a diferença das portas. Com isso a confiabilidade e segurança entre uma e outra. No caso do óbito comentado acima, a porta possuía um sistema de conjugação (sincronização) por Correia. Isso mesmo, igual aquela Correia sem dente que tem no carro. Cada folha de porta é sustentada por 02 carrinhos num trilho superior ao vão da porta, onde todo o sistema da porta fica.

O grande problema desse sistema é a existência de folga, qual deve existe para facilitar a transmissão da força de abertura de portas, e as correias poderiam se “esticar” como é próprio dessas correias. Com isso as portas poderiam sofrer algumas alterações não desejáveis no fechamento das mesmas. Como no caso, a abertura da base da porta, formando quase que uma letra A.

O outro sistema de transmissão mais eficaz é o que usa uma barra de rosca sem-fim que faz a conjugação das folhas de portas. Nesse sistema a folha fica apoiada na barra e não permite movimentos angulares das folhas. O pistão, da mesma forma fica fixo numa das folhas e quando acionado empurra a folha de porta, que fixada na barra a faz girar e consequentemente abrir a outra folha.

Nesse ultimo sistema foi desenvolvido e implantado um motor elétrico acoplado a esse fuso, tirando assim o pistão pneumático, e trazendo à porta, mais força e confiabilidade no funcionamento. Até aqui se assemelha com o funcionamento de uma porta de elevador ou de um ônibus.

A partir de agora, vamos falar da parte mais vital da porta, o sistema que fala para o trem se ele pode ou não partir, ou se está ou não fechada. Se trata dos microswitch que são acionados para indicar o status da porta. O acionamento desses micros, necessitam de um ajuste fino na porta, pois os mesmos são sensíveis e necessitam estar corretamente posicionados para manter o funcionamento correto da porta.

Cada porta possui no mínimo 03 micros estrategicamente posicionados para dar alguma indicação ao trem. Eles são responsáveis por indicar se a porta está aberta, fechada ou fechada e travada. Esta ultima condição diz ao trem se pode ou não partir.

Não irei indicar o ponto exatos desses micros nem como aciona-los por motivo de segurança. Assim como também não abordarei de outros micros que afetam no funcionamento da porta. Toda a porta passa por certos ajustes para funcionar corretamente. Cada folha de porta tem seu ajuste mecânico nos mancais de sustentação, qual cuidam dos ajustes de altura e angulo da folha. Definidos as dimensões corretas que as portas ficam, é feito os ajustes nos micros, posicionando-os corretamente onde a porta irá acioná-los.

Com o trem em circulação normal, há grandes incidências de vibrações, que por si só causam o desajuste da regularem feita na porta. Quando um usuário permanece encostado nela, primeiro movimento que faz é empurrar a porta para o lado externo do trem, até aí tranquilo, pois a porta ficará “travada” com o usuário empurrando para a estrutura da caixa do carro. Mas se você gosta de ficar apoiado assim, preste muita atenção nas paradas e se equilibre bem para não se movimentar lateralmente na porta. Caso isso ocorra, sim há grande possibilidade de desregular os ajustes feitos na porta. Pois você estará empurrando a porta podendo causar a quebra se um dos mancais de sustentação. Além de provocar a inclinação da porta, podendo indicar uma porta aberta.

Portas-1

Segurar a porta, jamais, isso é muito perigoso e problemático!

Apesar do avanço da tecnologia com as portas conseguindo detectar a presença de um obstáculo no percurso da porta, e efetuado o reciclo de fechamento da mesma (abrindo novamente e fechando em seqüência), quando você segura a porta, ocorre uma sobrecorrente no motor da porta, podendo levar a queima do motor ou do modulo de comando da porta. Levando a porta apresentar falha, até levando a supressão do trem. Imagina, você sendo responsável por retirar um trem de operação no horário de pico???
Curiosidade, quando a porta está fechando, ela possui uma força pré-configurada para fechá-la. Quando ela detecta algum obstáculo no fechamento, ela volta e tenta fechar com o dobro da força.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Video

YouTube video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Calendar

julho 2013
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

RSS Meks Blog

  • 10 Best Knowledge Base & Wiki WordPress Themes 2021 15 de setembro de 2021
    Running a successful online business requires an exceptional WordPress knowledge base theme that organizes documentation and helps customers. Customization options, intuitive navigation, unique layouts, and fast responsiveness are just some of the features you need. The following 10 WordPress wiki themes represent the best options for 2021 and beyond. Explore the full range to determine […]
    Dusan Milovanovic
  • How to increase WordPress Memory Limit (quick fixes) 16 de junho de 2021
    Here is a post about how to increase the memory limit in WordPress. Allowed memory size exhausted error message showed up in your WordPress installation? No worries – this is one of the most common errors in WordPress. You can apply an easy fix by increasing the memory limit in your PHP. Table of Contents […]
    Dusan Milovanovic
  • How to use (and why) WordPress sitemap plugin 1 de março de 2021
    Did you know that by knowing how to use the WordPress sitemap plugin you can significantly improve your site’s visibility and traffic? Although it isn’t mandatory to have a sitemap on your site, having one significantly improves the site’s quality, crawlability and indexing. All this is important for better optimization, which is why we wanted […]
    Ivana Cirkovic
  • 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] 18 de janeiro de 2021
    You’re determined to start or improve your podcast but don’t know which podcast software to use to really make it stand out? We’ve got you! #podcasting Top 22 free and premium podcast software for your show #WordPressTips #podcasting The post 22 free and premium podcast software for your show [2021 edition] appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! 23 de novembro de 2020
    Wondering how to improve digital storytelling with WordPress and build more awareness and exposure of your business? Let our guide lead the way. The post Digital storytelling with WordPress – an all-in-one guide to make your web stories pop! appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? 10 de setembro de 2020
    Did you know you can use the WordPress autoposting plugin for your content efforts and improve not only your time management but your business and visibility as well? The post How to use WordPress autoposting plugin to improve your visibility and SEO? appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide 15 de agosto de 2020
    Looking for ways and means to create a personal branding site? Well, look no further ’cause we’re giving away all the how-to’s to do it yourselves! The post How to create a personal branding site? Step-by-step DIY guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings 16 de julho de 2020
    Let’s take a look at some of the must-have WordPress content plugins and tools to use to improve both your UX and rankings. The post Top 15 WordPress content plugins and tools to improve your visibility and rankings appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference 9 de junho de 2020
    Missed WCEU 2020 and all the exciting stuff from there? Here are all the key takeaways and main points to remember so, take notes! The post WCEU 2020 recap – key takeaways from the biggest online WordPress conference appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic
  • How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide 14 de maio de 2020
    Wondering how can you change WordPress username once you set up your blog or site? Read all about it in our helpful guide! The post How to change the WordPress username? An easy step-by-step guide appeared first on Meks.
    Ivana Cirkovic

Text

Distinctively utilize long-term high-impact total linkage whereas high-payoff experiences. Appropriately communicate 24/365.

Archives

Via Trolebus