Metrô SP Monotrilho

Para atender a Diadema, governo escolherá entre as linhas 1-Azul e 20-Rosas do Metrô

Não faltam planos para extensões de linhas metroviárias. O Governo atual gosta de planejar muitos ramais e prevê contemplar a cidade de Diadema com uma linha de Metrô, ainda que o prazo seja para lá de 2025.

Estuda-se, entre as possibilidades, a extensão da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), ou a mudança no traçado da futura Linha 20-Rosa, que nem foi construída. O ramal sairá da Lapa, na Capital, e chegará ao Rudge Ramos, em São Bernardo.

Pane-Linha-1-Azul

Anteriormente os planos eram levar a linha 17 para Diadema, mas o governo não quer problemas com a concessionária Metra, que opera o corredor São Mateus – Jabaquara, uma vez que haveria uma “sobreposição”, palavras do próprio governo.

Se a Linha 20-Rosa for escolhida para atender a região, será preciso fazer desvio o traçado do ramal na Zona Sul da Capital. O trajeto atual prevê três estações em São Bernardo: Taboão-Anchieta, Rudge Ramos e Afonsina, onde integrará com a Linha 18-Bronze. A primeira fase da linha rosa está prevista para ser entregue em 2021. A segunda etapa, que chegará ao Grande ABC, tem previsão de inauguração para 2025.

Falando sobre a Linha 1-Azul, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que a extensão da Linha 1-Azul só será cogitada depois que forem entregues outros itinerários. “A Linha 1 está no seu limite. Não adianta fazer uma extensão se não cabe mais ninguém. Na medida em que você torna a rede mais malhada, com mais conexões, pode voltar a ser analisada a ampliação.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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