Greve Metrô SP SPTrans

Metrô de SP deve aderir a paralisação do dia 11. Algumas garagens de ônibus também podem parar

greve-metro-g-20120522O sindicato dos metroviários confirmou paralisação para o próximo dia 11. De acordo com o secretário executivo nacional da CSP-Conlutas, José Maria de Almeida, o Zé Maria, os metroviários de São Paulo já resolveram que vão aderir à greve, entretanto ainda falta definir o horário e a duração da greve. “Eles vão decidir se será só até o meio dia ou o dia todo, mas a greve já está acertada”, afirmou Zé Maria, que também preside o PSTU.

Não apenas o Metrô de São Paulo, mas outros sistemas também devem parar. O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, presidente da Força Sindical, afirmou que participou de assembleias com metroviários e confirmou que as outras seis capitais que possuem metrô, também decidiram paralisar as atividades. Segundo ele, em São Paulo, na questão do transporte há apenas um imbróglio em relação à adesão dos funcionários ligados aos ônibus, pois o sindicato que representa a categoria tem eleição marcada justamente para o dia 11. “A atual diretoria diz que não vai parar, mas a oposição diz que vai. Provavelmente, a expectativa é que haja ações em algumas garagens.”

O Dia Nacional de Lutas que está sendo preparado pelas centrais sindicais para acontecer no próximo dia 11 começa a ganhar corpo com a confirmação de que várias categorias devem aderir ao protesto, com greves e manifestações. Haverá paralisação desde o setor de transportes até construção pesada, que deve afetar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também se preparam para o dia categorias de serviços, como bancos, e da indústria, como metalúrgicos, petroleiros, mineradores e químicos. Boa parte dos sindicatos patronais diz desconhecer o movimento, mas já há manifestações de setores como a Indústria se posicionando contrariamente à mobilização. (Com as informações de Agência Estado)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus