Monotrilho

Mais um churrasco de gente diferenciada? Condomínios de alto padrão não querem linha 18 em sua porta

3 condomínios de alto padrão, em São Bernardo do Campo, vão entrar na Justiça solicitando a alteração do trajeto da linha 18-Bronze, para que não passe em frente aos condomínios.

De acordo com moradores do condomínio Domo Home, o projeto funcional, que posteriormente define as diretrizes do projeto básico, mostra que o monotrilho passará pelo canteiro central da Avenida Aldino Pinotti, via onde estão localizadas seis torres que abrigam cerca de 2.300 pessoas.

Outros dois condomínios de alto padrão, o Domo Prime e Domo Business, que estão instalados no outro lado da avenida, também registram reclamações dos proprietários.

Monorail_About_General41

Além da construção da linha aérea na via central, está prevista também a construção da futura estação Baeta Neves. O projeto executivo só será apresentado pela empresa privada que vencer o processo de licitação.

Com apartamentos avaliados em mais de R$ 1 milhão cada, os moradores dos condomínios lutam contra o traçado do projeto original e entre as justificativas alegam desvalorização dos imóveis, falta de privacidade e de segurança gerada com o aumento do fluxo de pessoas, fim da tranqüilidade do local, prejuízo com a desapropriação de parte do terreno, ruídos gerados pela passagem do modal, além de custos altos na execução das obras na via que possui galerias subterrâneas.

O Metrô vê como solução o “envelopamento” da linha na área dos condomínios para garantir a privacidade dos moradores. Na linha 17-ouro, no bairro do Panamby, deve ser adotado a mesma ideia.

Este episódio lembra, e muito, o ocorrido na região de Higienópolis, onde moradores se manifestaram contra a construção de uma estação no bairro da linha 6-laranja. Na época, movimentos pró-estação realizaram um churrasco no bairro entitulado “Churrasco de gente diferenciada”. A estação em questão teve seu local alterado.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus