Metrô SP

Governo recebe propostas para Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo nesta terça (30)

Nesta terça-feira (30) o Governo do Estado de São Paulo fará a sessão pública para recebimento e abertura dos envelopes da concessão patrocinada da prestação dos serviços públicos de transporte de passageiros da Linha 6 – Laranja de metrô, contemplando implantação das obras civis e sistemas, fornecimento de trens, operação, conservação manutenção e expansão.

De acordo com estimativa do governo, as obras da primeira fase do ramal devem ser iniciadas em 2014, com previsão de entrega para 2020. Em um primeiro momento serão 15,9 kms de linha, incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba – Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica – Pacaembu, Higienópolis – Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.

mapa_geologia_linha6

Posteriormente, e sabe Deus quando, a linha deve crescer nas duas pontas: A oeste rumo a rodovia dos Bandeirantes cruzando novamente com a Linha 7 da CPTM na parada Vila Clarice e o futuro centro de convenções de Pirituba, o Piritubão. A Leste, o ramal cortará os bairros do Cambuci, Mooca, Tatuapé, Vila Formosa e Aricanduva, chegando a Cidade Líder, cruzando com a linha 2-verde, na futura conexão na estação Anália Franco, aliviando o carregamento do antigo ramal paulista e a saturada Linha 3 -Vermelha. Serão mais de 30 km de uma ponta a outra.

Estão disponíveis na internet algumas projeções das futuras estações da primeira fase:

cIBRZ8G HVQXC3a 827vlsC O0LToeg KRdNxw0 HVQXC3a (1)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus