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Faixa exclusiva quase dobra velocidade de ônibus no primeiro dia de operação no Corredor Norte-Sul

sol-incide-sobre-letreiro-de-onibus-e-dificulta-visualizacao-do-itinerario-na-avenida-23-de-maio-zona-sul-de-sao-paulo-1274365930133_615x300Se a intenção de implantar faixas de ônibus é aumentar a velocidade dos coletivos, a meta foi alcançada, pelo menos é o que mostra dados da CET divulgados nesta segunda-feira (29). A faixa exclusiva de ônibus que vai na pista sentido bairro, entre as Ruas Paineira do Campo e Carlos de Souza Nazaré, passando pela Ponte das Bandeiras e atravessando a Avenida do Estado, fez a velocidade dos coletivos quase dobrar já no primeiro dia de operação. Os coletivos circularam em uma média de 25,4 km/h, enquanto na semana passada os ônibus a média foi de 14 km/h. Os agentes da CET e da SPTrans não estão aplicando multa para os infratores, por enquanto. Trata-se de uma medida educativa e informativa, antes da autuação. Circulam pelas vias 26 linhas que carregam em média 200 mil pessoas por dia.

Estão liberados para usar as faixas, além dos ônibus, os taxis e em algumas delas, como na Marginal do Pinheiros, ônibus fretados. Até o final do ano, entrarão em operação mais de 90 quilômetros de faixas exclusivas.

De acordo com declaração do prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad (PT), posteriormente em algumas vias serão implantados corredores à esquerda. O Discurso do prefeito gira em torno de que o transporte coletivo terá absoluta prioridade, e que com a conclusão das medidas, o paulistano pensará duas vezes antes de tirar o carro da garagem.

Faixas exclusivas à direita na visão de especialistas não são o ideal, mas já é bom começo, uma vez que de alguma forma dão prioridade ao ônibus, que transporta mais gente que o carro, e que polui menos. Se o prefeito conseguir de fato tornar o transporte público atrativo, a ponto da maioria das pessoas preferirem o ônibus, será um feito histórico, depois de consecutivas gestões que priorizaram o transporte individual, com a construção de tuneis e pontes voltadas apenas para o carro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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