Metrô SP

Estação Ponte Grande da Linha 2 -Verde terá grande estacionamento, abrindo caminho ao “Metrô-Anel”

O GPE – Gerência de Planejamento Empresarial do Metrô, disponibilizou no site da companhia o relatório de empreendimentos, onde é descrito os próximos passos das futuras linhas que devem ser contratadas, entre elas a extensão da Linha 2 – Verde, cujo o Governador Geraldo Alckmin negocia com o Governo Federal parte do montante de 50 bilhões prometidos pela presidente Dilma Rousseff para mobilidade urbana, a ser aplicada na continuidade da linha verde.

Nas projeções é possível ver uma estação inclusa entre a futura Paulo Freire e a terminal Dutra, chamada de Ponte Grande. Trata-se de um bairro da cidade de Guarulhos, localizado na parte extremo sudoeste do município, sendo um distrito essencialmente residencial contando com dois pequenos centros comerciais. Será o primeiro bairro de Guarulhos com uma estação do metrô, onde será construído um grande estacionamento para os automóveis que chegam em São Paulo pela Dutra/Airton Senna e Fernão Dias. A rede que está sendo constantemente desenhada prevê um “metrô-anel” onde todas as rodovias que chegam na cidade, seriam servidas por uma estação de Metrô, e a partir daí quem sabe restringir estes veículos a circularem no centro expandido.

Linha2

Estão previstos 39 trens para atender toda a Linha Verde, da Vila Madalena à Dutra. Existem projetos de levar na outra ponta o antigo ramal paulista à estação Cerro Corá, posteriormente à Vila Madalena.

Conforme comentado aqui no Via Trolebus, a extensão da Linha 2 está prevista em 2 fases. Primeiro da Vila Prudente à Vila Formosa, e posteriormente até a Dutra. De acordo com o GPE do Metrô, com seu traçado “em arco”, possui uma característica de ligação perimetral, proporcionando opções de deslocamento na malha metroviária que hoje são realizadas através de movimentação radial minimizando a saturação das Linhas 3-Vermelha e 1-Azul.

Estão previstos novas interligações, na Estação Anália Franco com a linha 6 – Laranja (Bandeirantes – Cidade Líder), na Penha com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM, e em Tiquatira com as Linhas 12-Sarifa e a 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Para mais detalhes desta e outras obras do Metrô, acesso o arquivo aqui

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios