Conforme divulgamos aqui, Haddad lançou nesta semana a consulta pública para a construção de novos corredores de ônibus pela cidade.
Entre as intervenções previstas na construção dos novos corredores estão pontes sobre a represa Billings e o rio Jurubatuba, na zona sul.
Também haverá um túnel de 230 metros embaixo da praça Campo de Bagatelle, na zona norte. Segundo o projeto, o monumento ao avião 14 Bis, tombado pelo patrimônio, será removido para as obras e reinstalado ao final.
Ao todo, estão previstos 26 viadutos, 10 pontes e 2 túneis. Os projetos ainda preveem desapropriações de imóveis, como na av. Moreira Guimarães, na região de Moema.
O projeto também prevê semáforos sincronizados e faixas de ultrapassagem, mas não contempla a construção de ciclovias em todos os corredores –como era o plano inicial da gestão Haddad.
Os corredores terão paradas a cada 600 metros, mas o projeto também prevê linhas expressas. Nas paradas, serão usados os novos modelos da prefeitura.
A licitação será dividida em dez lotes. O objetivo é acelerar as obras com a abertura “de várias frentes de trabalho simultâneas sem grandes prejuízos aos eixos viários”