Após ser divulgados os classificados na licitação de compra dos 65 novos trens da CPTM, conforme publicamos aqui, o governo publicou os vencedores: A CAF Brasil e Consórcio IESA, composto pelas empresas IESA e Hyundai Rotem, venceram cada uma um lote da licitação.
A Caf já fabricou grande parte dos novos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, mais especificamente as séries 7000, 7500 e 8000. De origem espanhola, a empresa possuí uma filial em Hortolândia, onde estão sendo fabricados os 26 novos trens da Linha 5-Lilas, mesmo local de onde saíram as 15, das 17 composições da frota H do Metrô paulista (2 protótipos vieram da espanha)
Já no Consórcio IESA e Hyundai Rotem, a primeira empresa esteve envolvida na modernização dos trens mafersa da linha 3-Vermelha, agora frota L, e a segunda, de origem coreana, esteve presente na fabricação dos trens da Linha 4 – Amarela.
Após assinados os contratos de ordem de serviços, as empresas terão o prazo de 18 meses para entregar os primeiros trens.