SPTrans

Aliado de Haddad defende volta da CMTC

trólebus L107PNas ultimas semanas em que se levantou a questão sobre a tarifa zero na capital paulista, foi discutido também que uma das maneiras de tornar o passe livre possível, seria estatizar o transporte por ônibus, alternativa descartada pelo secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.

Todavia, um aliado do prefeito Fernando Haddad (PT), o ex-vereador e atual deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB) defende que a CPI dos Transportes debata e sugira a criação de uma empresa pública operadora do sistema, parecida, mas em menor escala que antiga Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), que foi exinta em 1995. A estatal tinha 30 mil funcionários, 3 mil ônibus e respondia por 30% do sistema de transporte da capital.

“Achamos que talvez não seja o caso de ter uma nova CMTC. Poderia ter um percentual, de 5% a 10% [do sistema], umas duas ou três garagens de ônibus, onde a frota, o sistema e os servidores (motoristas,cobradores, manutenção e escritórios) fossem públicos , para que você tivesse mais capacidade de entender o sistema”, afirmou. “Acho que a gente deveria ampliar um pouco o debate se não era o caso de a gente ter uma empresa pública operadora para poder checar o custo do sistema, ter planilhas mais confiáveis”, complementou.

O deputado defendeu a criação da CPI e disse que a questão da planilha de custos do sistema sempre foi obscura: “É uma demanda da sociedade que sempre clamou por mais transparência no custo do sistema, para ver exatamente quem fala a verdade. Nós vivemos em um país capitalista e é natural que os empresários possam auferir lucros em seus negócios, não só os empresários do transporte. Mas ocorre que em São Paulo a gente não sabe exatamente qual o lucro dos empresários. Espero que a CPI possa focar essa questão do custo do sistema”, afirmou.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus