Mobilidade Urbana

Manifestação contra aumento da tarifa em São Paulo: Quebra-quebra vira centro da discussão

Manifestação MPLManchetes dos principais jornais paulistanos nesta sexta-feira (7):

“Protesto contra aumento do ônibus vira depredação em SP”
“Protesto contra tarifa acaba em caos, fogo e depredação no centro”
“SP: 15 são detidos após protesto contra aumento do transporte …”
“Manifestantes depredam estação de Metrô ”

Nesta quinta-feira o MPL fez protesto na capital paulista contra o aumento na passagem do transporte público. Segundo o Movimento, cerca de 6.000 pessoas participaram do protesto. Já a PM diverge do número e diz que foram apenas 2.000 manifestantes. O MPL diz que ao menos 30 pessoas ficaram feridas por balas de borracha e estilhaços de bombas de gás lacrimogênio, muitos com ferimentos no rosto. A PM por sua vez diz que prendeu 15 deles.

Manifestação MPL 3

Mas, o que chama atenção, mesmo não sendo novidade se tratando de Brasil, é o foco que a mídia da para o caos em que a tal manifestação gerou. E evidente que qualquer tipo de vandalismo deve ser combatido. Entretanto, a questão principal da razão do protesto, esta acaba sendo ofuscada por alguns que querem tirar o foco da discussão: O MPL defende uma tarifa grátis para a população tenha acesso a toda a cidade, através do transporte, afinal ele é público.

Manifestação MPL 2

.

.

Você pode até não concordar com este tipo de protesto, mas na certa concorda que o transporte em São Paulo é caro e pouco eficiente.

O protesto tinha um teor violento, ou os manifestantes apenas se defenderam da ação policial? Quem voz fala, esteve na Avenida Brigadeiro Luiz António, e por acaso cruzou com os manifestantes, que se dirigiam do Anhagabaú até a Avenida Paulista. O que vi foram estudantes com faixas que tomavam as ruas e gritavam frases pró-movimento…apenas.

Manifestação MPL 4

Na constituição de 1988, no Título II, dos Direitos e Garantias Fundamentais, no Capítulo I dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos diz: É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus