CPTM Metrô SP

Vergonha: Mapas da rede metroferroviário de São Paulo estão desatualizados!

IMG_1136[1]

Atualizado em 16/05/2013

Se você não conhece de cabeça a rede metroferroviária de São Paulo e depende de um mapa das estações para se localizar, a chance de você cair numa armadilha é grande.

Fiz o trajeto da estação Morumbi, da linha 9-esmeralda, da CPTM, até a Estação Trianon-Masp, da linha 2-verde, do Metrô.

Na linha 9, nas plataformas, a maioria dos mapas estão desatualizados. Na estação Hebraica-Rebouças, a linha amarela só tem 2 estações: Paulista e Faria Lima. Isto é, a próxima estação Pinheiros, não tem conexão com lugar nenhum.

No trem que eu estava, o mapa indicava que a linha amarela só liga o Butantã à Paulista. E só das 4h40 às 15h. Isto é, como tenho que ir pra Paulista e já era 18h, vou descer na Hebraica-Rebouças e pegar um ônibus no corredor da Eusébio Matoso. Ou eu desço na Cidade Universitária e pego a Ponte Orca para a Vila Madalena. Vergonhoso!!

IMG_1137[1]
Em todos estes casos que eu citei, os mapas ainda mostram que Linha 10-Turquesa, da CPTM, vai até a Luz.

Mas o pior ainda está por vir. Na estação Trianon-Masp, onde há grande concentração de turistas por ser na Av. Paulista, o mapa na plataforma mostra que a linha 2 só vai até o Alto do Ipiranga. Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente não existem. E lógico que a linha 4 nem em sonho passaria na Consolação.

Agora imagine um turista em nossa cidade olhando esses mapas. Ano que vem teremos a Copa e nem um simples mapa nós conseguirmos atualizar. E a desculpa de que há sempre inaugurações de novas estações não será aceita, sendo que a última foi em 2011, com a Luz e República na linha 4-amarela.

E eu só passei por estações onde há grande fluxo de passageiros diariamente. Como será que estão os mapas das estações mais afastadas?

Resposta:

A CPTM informou que “A atualização dos mapas está sendo feita de forma gradual”. Já o Metrô nos informou que trocou o mapa relatado na reportagem.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus