Na próxima semana a prefeitura de São Paulo deve licitar os consórcio que vão operar o sistema de ônibus paulistano por 15 anos. Entre as melhorias que a administração municipal quer com as contratações, um novo conceito de corredor de ônibus está em pauta.
De acordo com o Secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a diretriz é transformar o serviço dos corredores no padrão do Metrô. O primeiro a ser nestes moldes, que servirá como teste, é a faixa exclusiva que vai do centro até o bairro de Pirituba. O corredor terá velocidade pré-determinada, previsão de chegada, de saída e de embarque em intervalos programados:
“Vamos definir: nesse corredor tem X número de passageiros, precisamos de tantos ônibus e ele precisa correr a 20 km/h. O intervalo tem de ser de 3 em 3 minutos. Para isso acontecer, você parte de levantamentos do SIM, retira parte das interferências do viário, como carro que invade o corredor, como excesso de linhas e programação semafórica inadequada.” – diz Tatto.
Para chegar ao objetivo da prefeitura, o novo modelo de licitação prevê mudanças no critério de remuneração das empresas e faz com que a qualidade seja uma das condicionantes para o pagamento, além da contratada investir em tecnologia: “Nessa área tecnológica vai ter muita coisa. A gente vai colocar tudo no Google, na Nokia”, afirmou, mostrando intenção de compartilhar com sites os itinerários e localização em tempo real dos ônibus. “Esta área está muito defasada. Parou no (antigo computador) 486. Temos de atualizar. E para isso tem uma licitação correndo inclusive, do Datacenter, no valor de R$ 150 milhões.” conta o secretário. (Com as informações de G1)