Greve Metrô SP

Sindicato do Metrô marca greve para próxima terça-feira (28)

Bloqueios - Estação Sé - Metrô SPSemana que vêm tem greve do Metrô, pelo menos é o que promete o sindicato da categoria, em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (22). A paralisação, caso ocorra, acontece a partir da 0h da próxima terça-feira (28). No entanto, a categoria voltará a se reunir na véspera, na noite de segunda-feira (27), para tomar uma decisão definitiva sobre uma possível paralisação.

Os trabalhadores reivindicam aumento real de 14,16%, reposição salarial de 7,30%, aumento no vale alimentação para R$ 382,71 e mais participação nos resultados. A assembleia aconteceu na sede do sindicato, no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo.

Nesta quarta-feira (22), houve uma reunião dos o sindicato e o Metrô, mas não houve acordo. A companhia apresentou aumento de 5,37% para os salários, vale refeição, vale alimentação, auxílio-creche e para o adicional dos motoristas.

Altino de Melo Prazeres Júnior, presidente do Sindicato dos Metroviários, conta que, mesmo em caso de decretação da greve, “não haverá surpresas para a população e para a imprensa”. Segundo Altino, os metroviários só deverão trabalhar a partir da data do início da greve se o Metrô concordar em liberar as catracas.

Caso acontece a paralisação, as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás devem parar. A Linha 4-Amarela, como é administrada por uma concessionária, não deverá ser atingida pela paralisação.

Por meio de nota, o Metrô informou, antes da decisão dos metroviários, “que está empenhando todos os esforços para chegar a um acordo com o Sindicato dos Metroviários que evite prejuízos aos 4,6 milhões de usuários do Metrô e à população de São Paulo”. De acordo com a companhia, já foram realizadas cinco reuniões com o sindicato para ouvir as sugestões e reivindicações da categoria. “Em 2012, o Metrô concedeu 6,17% de reajuste à categoria e, no ano anterior, 8%”, completa a nota.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus