SPTrans Tecnologia

Prefeitura negocia com Google para que empresa informe velocidade dos ônibus de SP

googlemaps_transportepublicoO Google Maps pode informar a velocidade dos ônibus em São Paulo, isto se der certo uma negociação entre a gigante de buscas e a Prefeitura de São Paulo. A ideia é que pessoas que usem o mapa (na internet ou em aplicativos) do Google possam saber, ao calcular suas rotas, quanto tempo vão demorar para chegar de ônibus.

A funcionalidade já existe para quem calcula rotas para serem percorridas de carro.

A SPTrans já faz a medição da velocidade desenvolvida pelos 15 mil ônibus da frota municipal porque os coletivos têm aparelhos de GPS embarcados. São usados para que a gerenciadora monitore os veículos e dá a velocidade percorrida por eles.

“Para a gente, também tem a vantagem que é como uma pesquisa Origem/Destino”, diz o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Sabendo as rotas mais usadas pela população, ou demandas sobre traçados que não existem, a Prefeitura poderia planejar melhor as linhas, explica o secretário.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus