A partir deste sábado (25), entram em vigor as novas restrições à circulação de transporte alternativo no Rio. Além da zona sul, as vans agora estão proibidas de circular também no túnel da Covanca, na linha Amarela, na estrada Grajaú-Jacarepaguá, na estrada das Furnas, túnel da Grota Funda e avenida das Américas, no trecho entre a estrada dos Bandeirantes e estrada Roberto Burle Marx, na zona oeste da cidade.
O Sindvans (sindicato dos permissionários de vans no Rio) estima que 400 mil passageiros irão ficar sem transporte.
O sindicato questiona a legalidade do processo de licitação de transporte alternativo em curso e entrou na justiça com uma ação anulatória, alegando que não foram realizadas as audiências públicas exigidas pela lei. Segundo Bissera, o Sindvans irá se reunir esta semana com a frente parlamentar favorável ao transporte e com o Ministério Público para debater quais serão as suas próximas medidas.
A prefeitura afirma que a licitação é legal e que a frota de ônibus da cidade opera com capacidade extra. Ainda assim, a Secretaria de Transportes determinou que os consórcios operem com 100% da frota em parte da zona sul e nas regiões atingidas pela nova regulamentação.