Priorizar o transporte público é bom para saúde, bom para a cidade e ótimo para a mobilidade, já que um ônibus carrega mais gente por metro quadrado que o carro. Os benefícios são até para o motorista do automóvel. No entanto, alguns ainda não entenderam este conceito tão bem difundido nas cidades de países desenvolvidos.
Segundo números da CET, só em 2012 foram aplicadas 335,7 mil multas devido a invasões de corredores e faixas de ônibus, o que representa uma média de 920 infrações por dia. O motorista que invadir as faixas de ônibus pode ser multado em R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Já quem invade corredor de ônibus recebe 5 pontos na CNH e multa de R$ 127,69.
Visando combater os tais “donos da dua”, a Prefeitura de São Paulo autorizou nesta terça-feira (14) mais 50 agentes da SPTrans, para multar a invasão de motos, carros e caminhões a faixas ou corredores exclusivos de ônibus. Em abril foram credenciados destes 26 profissionais.
A São Paulo Transportes tem hoje 680 fiscais para fiscalizar os corredores de ônibus, entretanto apenas 76 agentes estão autorizados a aplicarem as multas, atribuição que era apenas dos agentes da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego.
Por Renato Lobo