Depois de vários adiamentos, parece que finalmente as obras do VLT da Baixada Santista vão enfim começar. O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, confirmou a informação em um evento em uma escola municipal. A primeira fase do VLT será entre o Terminal Barreiros MP Município de São Vicente e a Estação Conselheiro Nébias em Santos.
Já se tratando da segunda fase, os trabalhos não vão impactar nas descobertas que vêm sendo feitas na área do Valongo pelo arqueólogo Manoel Gonzalez. “Esse ponto que está sendo levantado é referente à segunda fase. E, aí, essa questão arqueológica tem de ser observada e discutida para que todas as licenças sejam obtidas”.
No último dia 17, A Tribuna noticiou a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que sejam iniciadas as obras.
Segundo Paulo Alexandre Barbosa, os estudos realizados apontarão se haverá necessidade de intervenções no local. “Se tiver que fazer adequação do trecho, vamos fazer. Precisamos, de fato, ter esse cuidado, mas também focar na execução”.
O prefeito não detalhou com precisão onde o trabalho começará, mas ressaltou que será no Município. O detalhamento também será informado na semana que vem. Ele pediu paciência aos santistas.