As reformas das frotas A, C e D das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo podem não ser concretizadas em 2014, conforme o esperado. Ao todo são 32 trens já entregues pelos consórcios responsáveis pela modernização, mas apenas 12 efetivamente operam, e os outros 20 ou estão em testes, ou aguardam liberação da nova sinalização, o CBTC. De acordo com o jornal “O Estado de São Paulo“, a companhia deveria ter reformado 36 trens a mais do que os atuais (a reportagem errou o número de trens modernizados, dizendo que apenas 16 foram reformados).
Na verdade, o entrave é com a troca na sinalização. A reportagem menciona que em 2012 deveriam ter sido executados 11% do cronograma. Mas só 6,7% se concretizaram. Desde 2010, a Linha 2-Verde recebe um novo sistema de sinalização, chamado de CBTC, que permitirá intervalos menores entre as composições. Na sexta, Walker disse que o equipamento é “um problema”, diz o jornal.
Por conta deste atraso, e falta de disponibilidades dos trens para operarem na sinalização mais antiga, já que parte destas composições dispões apenas do CBTC, ou deverão recebe-la, a companhia atrasa o envio dos trens para receber a nova “roupagem”.
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos informou que “houve reprogramação de meta e atraso na entrega de trens” reformados ao longo do ano passado. O projeto teve de ser adiado porque o novo sistema de sinalização dos trens atrasou.
Frotas reformada em operação:
Linha 1-Azul: I19 e J31
Linha 3-Vermelha: K-01, K-07, K-10, K-14, K-22, K-24, L-26, L-27, L-32, L-36
Trens já reformados que aguardam liberação nos patios: I-11, I12, I-13, I-16, I-22, I-24, J-32, J-42, J-43, J45, J-48, J-49, J-50, K-05, K-11, K-15, K-21, L-28, L-31 e L-38
Por Renato Lobo | Imagem de Wesley Souza