A medida que aumenta o número de usuários no sistema metroviário de São Paulo, crescem também o número de falhas, que quase sempre prejudicam os passageiros que dependem do sistema.
De acordo com publicação do site Uol, de janeiro a abril desde ano, o metrô registrou 17 incidentes notáveis, falhas que prejudicam o funcionamento da linha. O número corresponde pelo menos a uma pane por semana.
Em nota, o Metrô informou que “as ocorrências listadas levam em consideração a alteração da circulação dos trens por mais de cinco minutos, interferindo na oferta programada dos trens”. O número de ocorrências é o mesmo do primeiro quadrimestre de 2012, de acordo com o levantamento. No entanto, o Metrô não especificou as causas das panes.
O número de falhas no metrô de São Paulo mais do que dobrou em três anos, de acordo com dados divulgados pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, com base na Lei de Acesso à Informação. Em 2010, o sistema registrou 1,51 incidente notável a cada milhão de quilômetros percorridos. Em 2012, a quantidade chegou a 3,31.
Mas, como mencionado no início da matéria, o número de passageiros também cresceu, devido ao aumento da oferta com a inauguração da Linha 4 – Amarela, e com integração com o bilhete único, antes aceito apenas nos ônibus municipais, sem contar com novas integrações com a CPTM. As 5 linhas transportam hoje perto de 5 milhões de passageiros por dia. Em 2007 eram 3 milhões. Para 2015 o governo estima que este número chegue a 7 milhões/dia com a entrega de novas estações, com o sistema beirando os 100 km de extensão, contra os 74 km atuais.
O Governo em diversas reportagens cita que o número de falhas está dentro dos padrões internacionais.
Mesmo com o número crescente de panes, pesquisas apontam que o modal ainda é o mais confiável e preferido na capital paulista, ao mesmo tempo que o trânsito bate recordes de congestionamentos.
Por Renato Lobo