Novamente fala-se sobre a volta da Linha 10-Turquesa da CPTM para a estação Luz. Nova previsão prevê a volta do ponto final em 2016. De acordo com o secretário de Transportes Metropolitano, Jurandir Fernandes, a volta da Luz ao traçado está condicionada à conclusão do Expresso ABC, trem paralelo à Linha 10 que ligará Mauá ao Centro da Capital, com menos paradas. O projeto, que ainda nem teve obras iniciadas, está previsto para ser entregue em 2016, fazendo parte do trem regional de São Paulo à Baixada Santista, segundo Fernandes. “Quando o Expresso ABC estiver pronto, o nosso objetivo é voltar (a Linha 10) para Luz”, disse o secretário.
Haverá ainda uma nova estação para aliviar a Luz: “Se hoje não comporta, como no futuro vai caber? É porque estamos fazendo uma estação no Bom Retiro para aliviar a Luz. Com isso, reteríamos os trens que vêm de Francisco Morato e Osasco, e abrindo espaço na Luz para receber as composições que vêm do Grande ABC”, explicou Fernandes.
Para quem se incomodou com a mudança, Jurandir Fernandes foi categórico: “Os usuários que vão para a Luz, e totalizam cerca de 8% do total, são prejudicados. Mas os outros 92% acharam a mudança boa e avaliam bem a linha”, comentou o secretário. Fernandes alegou que a mudança resultou em diminuição no intervalo dos trens de oito para cinco minutos na Linha 10.
As informações foram divulgados pelo secretário no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
Por Renato Lobo | Imagem de Wesley Souza