CPTM

Governo não vai mais construir Trem Expresso até o Aeroporto de Cumbica

antigo projeto da Linha 14

Atualizado às 15h21

Todo mundo já sabia, mas agora é oficial. A Futura Linha 14 – Ônix da CPTM está extinta. Nesta quinta-feira (9), um decreto publicado no Diário Oficial do Estado extinguiu o projeto do trem expresso ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Não se trata da Linha 13 – Jade. Esta sim será construída, e atenderá o aeroporto, porém será paradora. Segundo o governo, o ramal “atenderá um número maior de usuários, trabalhadores e moradores” e não só os passageiros das companhias aéreas, como seria a tal Linha 14.

Na prática, a região terá uma ligação ferroviária, mas sem o serviço expresso. Se bem que no início da operação da Linha 13, haverá apenas uma estação no caminho entre São Paulo e o aeroporto, localizada no CECAP. Futuramente a Linha 13 poderá chegar até o bairro dos Pimentas (relembre aqui)

A medida revoga decretos anteriores que versavam sobre a concessão da linha, anunciada na década passada pelo governo como a ligação sobre trilhos da capital até o terminal.

Na justificativa apresentada por Alckmin, está escrito que, “em sua formatação original”, esse projeto “não mais atende ao interesse público”.

Com 11 km de extensão e demanda de 120 mil passageiros por dia, as obras da Linha 13 deveriam ter sido iniciadas em março, segundo previsões do governo.

Por Renato Lobo, com as informações de “O Estado de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus