Devido a desconfiança de investidores com relação ao retorno financeiro, o Governo de São Paulo teve que ceder e relançou ontem o edital para a PPP da linha 6-laranja.
As novas garantias incluem garantias por desastres naturais como terremoto e até queda de meteoros.
As novas garantias incluem também “parceria” em arcar com custos de desapropriações mais caros do que o estimado. As desapropriações são consideradas um risco financeiro porque moradores atingidos podem contestar valores na Justiça. Com a parceria, além de o Estado ter encomendado um estudo sobre o preço das desapropriações para o Tribunal de Justiça, o governo ficou de arcar, pelo edital, com metade dos valores que ficarem acima do preço estimado pelos imóveis.
“Tudo o que foi possível foi feito para que não houvesse fuga (de empresas)”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. As empresas interessadas têm até 30 de junho para apresentar as propostas. Vencerá quem pedir a menor contrapartida.
Com esta nova data, as obras devem começar só ano que vem. A linha 6, em sua prieira etapa, ligará o bairro da Brasilândia, zona norte, à estação São Joaquim.
Por Caio Lobo com informações do Estado de São Paulo