CPTM Greve Metrô SP

Funcionários do Metrô e da CPTM adiam greve, e sistema deve operar normalmente nesta terça-feira (28)

Passageiros do Metrô e da CPTM podem respirar aliviados. Nesta terça-feira os serviços estarão normais nas 4 linhas metroviárias e nos 6 ramais de trem. Mas, não se anime por que ambas as categorias marcaram nova paralisação para o próximo dia 4 (terça-feira).

“Dia 3 ou (o Metrô) faz uma proposta razoável para a categoria, ou dia 4 para São Paulo”, disse ao microfone o presidente do sindicato dos metroviários, Altino de Melo Prazeres Júnior. Ele sugeriu que a categoria vá “até o limite” para conquistar as reivindicações. Os trabalhadores pedem aumento real de 14,16%, além de 7,3% de reposição salarial e reajuste de 24,3% para o vale-refeição. Há outras reivindicações, como o aumento do vale-alimentação para R$ 382,71 e equiparação salarial.

Já na CPTM, de acordo com o Alessandro Viana, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, foi marcada uma audiência de conciliação com a Companhia às 14h de terça-feira, 28, no TRT. Essa entidade representa as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Também participará dessa reunião o Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, que igualmente sinalizava com a possibilidade de greve das Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM. A categoria pede a reabertura das negociações com a CPTM, reposição da inflação e aumento real de 5%. Além disso, os funcionários querem vale-refeição de R$ 25 e um vale-alimentação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus