Separar uma faixa de rolamento de uma avenida ou rua e destina-la ao tráfego de ônibus é uma ação louvável que qualquer adminitração pública, no que se refere a mobilidade urbana pode fazer, uma vez que o transporte público carrega mais pessoas por metro quadrado, que um veículo de passeio, e por consequência gasta menos combustível (se for trólebus não gasta nada).
Mas, a prática pode ser criticada para aqueles que não querem abandonar seu carro para andar de ônibus, até com uma certa razão já que a condução deixa muito a desejar. Porém, as ultimas ações em que a prefeitura de São tem feito a respeito, não tem repercutido muito na vida dos motoristas de carro, até pelo contrário.
A empresa Maplink monitorou na semana passada, a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, o comportamento de uma das vias que receberam essas faixas. A velocidade média dos carros manteve-se, na média, estável em relação ao mês passado.
Foi monitorada a avenida Rio das Pedras, na zona leste. É uma artéria que tem tráfego pesado – cercada por pequenas e médias indústrias, é ligação para avenidas importantes como a Aricanduva e Jacu-Pêssego, além de estar em uma área extremamente populosa. Por la passam linhas que ligam São Mateus à outros bairros da zona leste, e ao centro da capital paulista, além de 2 das mais importantes e carregadas linhas de trólebus.
A faixa exclusiva ali começou a funcionar na segunda-feira da semana passada, dia 22. A comparação que a Maplink fez foi entre a última semana e a terceira semana do mês passado, de 18 a 22 de março. A pesquisa mostra que, na média, o motorista que pega a avenida nas primeiras horas da manhã foi quem mais sentiu impacto negativo com a entrada das faixas exclusivas. A velocidade média dos carros caiu de cerca de 30 km/h para menos de 25 km/h entre 6h e 8h.
Já após as 8h, os dados mostram que as faixas acabaram organizando melhor o trânsito dos carros. Entre 9h e 10h, na semana passada, mesmo com uma faixa de circulação a menos, os carros conseguiram desenvolver uma velocidade maior do que há um mês, sem as faixas exclusivas. A velocidade chegou perto dos 25 km/h, enquanto na terceira semana do mês passado ela não passava dos 20 km/h, na média.
Trólebus correm mais
Nesta via recentemente foi trocada toda rede elétrica dos ônibus elétricos, e recapeada, possibilitando melhor operação do sistema trólebus. Além disso, todos os tirantes que sustentam os fios foram substituídos por flexíveis, minimizando escape de alavancas.
Por Renato Lobo