Moradores do bairro de Varginha podem comemorar, já que o governo do estado acaba de decretar desapropriações para a extensão da Linha 9 da CPTM, que vão da atual estação Grajaú até o distante bairro da zona Sul, passando também pela futura estação Mendes. As duas estações que serão construídas nesse trecho devem trazer 111 mil passageiros à Linha 9, que atualmente transporta, em média, 570 mil usuários em cada dia útil. A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos prevê gastar R$ 400 milhões na obra.
Entretanto, não se trata de apenas uma extensão, e sim da volta de um serviço. Os mais novos talvez não saibam, mas já existiu um atendimento de trem que servia a região, suprimido pelo mesmo governo em 2001. O então conhecido ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957, e servia para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela estrada de ferro Sorocabana. Ou seja, a mesma gestão que suprimiu o trem entre São Paulo e a baixada Santista, passando por Varginha, agora corre para atender as duas demandas. Lembrando que o atual projeto de trem para Santos será feito em outro trecho, passando por Paranapiacaba.
Voltando a linha de Varginha, os trens partiam da estação de Imperatriz Leopoldina, e as composições seguiam até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descerem para o porto de Santos, transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da via e a colocação da bitola mista. A estação de Varginha foi inaugurada em 1992 com uma estrutura precária de madeira coberta. Não era cobrado tarifa entre Jurubatuba e Varginha. (Dados extraídos do site Estações Ferroviárias)