Após recente notícia em que o Governo Estadual abandonou o projeto da Linha 14 – Ônix, um Trem Expresso entre o centro de São Paulo e o aeroporto de Guarulhos, a CPTM emitiu uma nota explicando os motivos do cancelamento. Na verdade, criou-se uma grande confusão, onde muitos (inclusives aqueles que adoram uma boa discussão) acharam que a CPTM não atenderia mais a cidade de Guarulhos.
Conforme explicamos aqui no Via Trólebus, a CPTM vai sim construir este ramal sendo com serviço paradouro, no lugar do trem expresso. Confira a nota:
“A Linha 13-Jade da CPTM, que ligará São Paulo a Guarulhos, é uma das prioridades do Governo de São Paulo na expansão da rede metroferroviária, que hoje conta com 335 quilômetros e tarifa integrada.
A futura linha 13 terá 11 quilômetros de extensão e oferecerá acesso rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Saindo da atual estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos, a Linha 13 terá duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Os investimentos são de R$ 1,2 bilhão, incluindo toda infraestrutura de operação e trens. Em dezembro, foi lançado o edital de pré-qualificação dos consórcios interessados na execução das obras civis da Linha 13. A CPTM está na fase final de análise dos recursos administrativos apresentados para dar prosseguimento ao processo licitatório.
A Linha 13 – Jade que será implantada atenderá um número maior de usuários, trabalhadores e moradores das cidades de São Paulo e de Guarulhos, e não apenas os passageiros com destino ao Aeroporto Internacional. A demanda prevista é de 120 mil por dia. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema metroferroviário, que atualmente é de R$ 3,00”.