Segundo relatório divulgado pela CPTM, a oferta de lugares de suas linhas caiu 3,7% de 2011 para 2012.
A queda é atribuída às obras de infraestrutura executadas na rede, que, de acordo com o relatório, resultarão na redução do intervalo de trens nas linhas nos próximos anos –ou seja, as composições devem passar com mais frequência nas estações.
A maior queda foi na linha 8-diamante. Nela, a oferta média de lugares em dezembro passado era de 646,8 mil por dia, 15,8% a menos em relação a igual mês de 2011.
Em seguida, aparece a linha 7-rubi (Luz/Jundiaí). A oferta de lugares caiu de 593,5 mil para 557,8 mil, o equivalente a 6%. A redução também se repetiu nas linhas: Expresso Leste (Luz/Guaianases), 3,6%; 11-coral (Guaianases/Estudantes), 4,1%; e 10-turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), 0,7%.
As únicas linhas nas quais houve aumento da oferta de lugares foram a 9-esmeralda (Osasco/Grajaú) e a 12-safira (Brás/Calmon Viana). Na primeira, a quantidade de lugares cresceu 4% e na segunda, 1%.
A CPTM informou que atualmente enfrenta um “desafio” para executar as obras e, ao mesmo tempo, atender os usuários. “Num esforço hercúleo, a companhia segue recapacitando toda a infraestrutura da rede ferroviária, mantendo a operação”, justificou, no comunicado.
Segundo a empresa, na linha 8, os passageiros sentirão os reflexos das obras de melhoria a partir do próximo semestre. Entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri, a espera por trens deve cair de 6 para 5 minutos, nos horários de pico. E, no restante da linha, de 12 para 10 minutos.