Metrô SP Monotrilho

Construção da Linha 17-Ouro deve interditar pistas da Marginal Pinheiros no ano que vem

LANCVIGAL1747.jpg~originalQuem passa pela Avenida Jornalista Roberto Marinho pode notar a grande obra que está sendo erguida na região: Trata-se da Linha 17-Ouro do Metrô, um monotrilho que ligará a estação Jabaquara à estação São Paulo/Morumbi do Metrô, com 17,7 km de extensão e 18 estações.

Nesta primeira fase, o Aeroporto de Congonhas será ligado à estação Morumbi da CPTM, com 7,7 km de extensão, e deverão transportadas 98 mil pessoas por dia inicialmente, e 8 estações (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi);

Ainda na primeira fase, o monotrilho deve percorrer paralelo ao Rio Pinheiros, e a Marginal deve ter interdições em pelo menos duas faixas, previstas para Fevereiro de 2014, de acordo com o “Consórcio Monotrilho Integração”, responsável pela obra. Trata-se do trecho entre a estação Chucri Zaidan e a parada Morumbi. A interdição deve ser feita para lançamentos das vigas-trilho, por onde os trens da empresa Scomi (da Malásia) devem trafegar. Ao todo são 1791 vigas que estão sendo produzidas em Cajamar.

Posteriormente mas ainda sem data certa, o Monotrilho deve ir além da marginal entre as estações Panamby e São Paulo-Morumbi com 6,4 km e 5 estações (Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi). Em um terceiro momento, que ainda depende de desapropriações, a linha 17 deve chegar na estação Jabaquara passando pela estação Vila Paulista: 3,5 km e 5 estações (Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista).

A Linha 17-Ouro terá integração com três linhas do Metrô (1-Azul, 4-Amarela e 5-Lilás), uma da CPTM (9-Esmeralda), além de dois terminais da EMTU (Jabaquara e São Paulo/Morumbi). A previsão é que a linha transporte 417.500 usuários por dia quando concluída. (Imagem de Fernando Giolo)

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus