Mais um canteiro de obras está para surgir na Barra da Tijuca. O BRT Tranoeste será expandido até o Jardim Oceânico, passando pelo trecho mais movimentado da avenida. Neste trecho há grande concentração de comércio e shoppings.
A licitação para as obras foi lançada ontem e tem previsão para começar as obras em setembro. As obras devem durar 2 anos e fará com que o BRT se conecte com a futura estação Jardim Oceânico, da linha 4 do Metrô.
O novo trecho deverá receber 140 mil usuários por dia. A partir do terminal Alvorada (atual fim de linha), serão implantadas mais sete estações. A integração do BRT com o metrô permitirá a redução de tempos de viagens com outras áreas do Rio. Um deslocamento entre o Alvorada e o Centro, que hoje pode levar até 95 minutos, por exemplo, poderá ser feito em apenas 55 minutos. Uma viagem entre Recreio e Copacabana terá o tempo reduzido de 80 minutos para 50 minutos com BRT e metrô.
Na segunda-feira, a prefeitura também confirnmou que o terminal de BRT que atenderá às Olimpíadas ficará no cruzamento entre as avenidas Salvador Allende e Embaixador Abelardo Bueno. Hoje, na área, existe uma espécie de ‘‘piscinão’‘ para captar água das chuvas. Ele será aterrado porque o projeto prevê também nova rede de drenagem para a área.